Palavra Pastoral – FAMÍLIA ENFRAQUECIDA

A família se enfraquece quando jovens se casam movidos por uma paixão arrebatadora, mas sem conhecer as bases morais e espirituais para formarem uma família dentro da proposta original do Criador.

A família se enfraquece quando o marido e a mulher desconhecem qual é o seu papel singular na dinâmica familiar, à luz das Escrituras.

A família se enfraquece quando mulheres se submetem à relacionamentos abusivos que colocam em risco até mesmo as suas próprias vidas.

A família se enfraquece quando a convivência mais intensa durante uma pandemia revela problemas de relacionamento que não são tratados.

A família se enfraquece quando desentendimentos não resolvidos se acumulam, se transformam em brigas constantes que levam a um afastamento emocional e ressentimentos, à apatia e finalmente ao divórcio…

A família se enfraquece quando os pais terceirizam suas funções para creches e outras pessoas, dificultando a consolidação de vínculos emocionais da criança nos primeiros anos de vida com os seus genitores.

A família se enfraquece quando os pais permitem que os youtubers e a escola sejam os principais professores dos seus filhos.

A família se enfraquece quando os adolescentes e jovens convivem em ambientes e estabelecem amizades com aqueles que não valorizam o bom relacionamento familiar e o respeito aos pais.

A família se enfraquece quando os meios de comunicação promovem uma verdadeira lavagem cerebral com suas novelas, reportagens, filmes, minisséries e programas, tendo como foco explícito a ideologia de gênero e a desconstrução da família tradicional.

A família se enfraquece quando não existe dentro de casa espaço para diálogos, troca de ideias, debates respeitosos e sobretudo, apoio emocional.

A família se enfraquece quando deixa de ser um porto seguro para as crianças, adolescentes e jovens.

A família se enfraquece quando os pais e as mães aderem com suas palavras e atos o machismo e o feminismo. Ambas propostas, no fim das contas, desvalorizam a mulher e o homem.

A família se enfraquece quando prevalece a hipocrisia. Homem ou a mulher defendem veementemente a fidelidade conjugal, mas são infiéis ao seu parceiro.

A família se enfraquece quando o casal se acomoda e não investe no seu casamento, permitindo que a rotina e a monotonia se instalem definitivamente.

A família se enfraquece quando os membros da família não priorizam o cuidado mútuo e cada um se isola no seu quarto diante de uma tela.

A família se enfraquece quando a situação econômica do país se deteriora, jogando as famílias na miséria e na dependência de programas governamentais para o seu sustento.

A família se enfraquece quando deixa de cultuar a Deus e seus membros não oram uns com os outros e uns pelos outros.

A família se enfraquece quando os próprios pais estão confusos sobre o que é certo ou errado por não terem uma fonte de autoridade confiável em suas próprias vidas.

A família se enfraquece quando os filhos não aprendem o valor da sensibilidade, da solidariedade, do trabalho e da ajuda mútua.

A família se enfraquece quando os governantes querem roubar dos pais o direito de criar os seus filhos de acordo com suas convicções morais e religiosas e estabelecem políticas que enfraquecem a autoridade dos progenitores.

A família se enfraquece quando os direitos naturais dos pais de zelarem pelo bem estar de seus filhos é cerceado por ameaças e imposições governamentais.

Que Deus nos conceda muita sabedoria e graça para que, identificando as fraquezas que ameaçam nossas famílias, busquemos com determinação o seu fortalecimento. Que sinalizemos para a sociedade, mesmo com nossas imperfeições, que o projeto de Deus para família é viável e o melhor.

Marcos Vieira Monteiro

Ps. Dora e eu ficamos isolados em recuperação da covid19. Dora esteve debilitada com muitas dores no corpo, mas sem problemas respiratórios. Eu estou melhorando, mas ainda não totalmente restabelecido. Nosso neto Pedrinho que também testou positivo já está bem. Hélio e Ana estão aguardando resultado do exame covid pois apresentaram sintomas gripais. Obrigado pelas orações e carinho dos irmãos e familiares. Estamos nos sentindo bem assistidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *