27 de dezembro de 1924

Em 27 de dezembro de 1924 foi organizada a “Primeira Egreja Baptista do Ceará”, em Fortaleza. Por motivos desconhecidos esta igreja deixou de existir. A atual Primeira Igreja Batista de Fortaleza foi organizada em 10 de agosto de 1930. O culto de organização foi realizado no salão da Rua Major Facundo, 36. Nove foram os membros fundadores: João Andrade Rodrigues, Ester Rodrigues, Zanilo de Almeida, Francisca Almas, João da Cruz, Francisco Trigueiro, Severino Trigueiro, Ayres Melo e Deçulina Melo. Neste período a Igreja recebia visitas periódicas dos missionários em Pernambuco: E.G. Wilcox e P. E. Hays. Pr. João Rodrigues foi o fundador que dirigiu a Igreja até 1942. Sem pastor residente em Fortaleza, o missionário João Tumblin (que morava no Rio Grande do Norte) foi o seu pastor interino até 1946. Assumiu então o pastorado efetivo o missionário norte americano Burton de Wolfe Davis.

1947

Em 1947 a Igreja recebeu uma doação da Missão Batista do Norte do Brasil no valor de duzentos e cinquenta mil cruzeiros antigos para construção de um templo. No ano seguinte, no local atual, na rua Silva Paulet, 1111, foi levantado o santuário e três salas para Escola Bíblica Dominical. Nesta época a Igreja tinha poucos membros. Este pequeno grupo, com sacrifício, contribuiu com uma quantia igual à recebida da Missão para a construção, sendo o templo um dos primeiros das Igrejas Batistas do Brasil a ser construído em estilo eclesiástico. Em 1952 foram acrescentadas mais quatro salas e um andar superior, incluindo a cozinha. Em 1956, precisando ainda de espaço, foram acrescentadas mais nove salas. Atuaram como pastores interinos e adjuntos, Pr. Silas Falcão (1952-1953), Pr. Samuel Munguba (1953-1964), Pr. Derick Davis (1964-1966) e Pr. Ademar Paegle (1967-1968). Quase todo o trabalho batista no Ceará tem sua história ligada à Primeira Igreja. Pr. Burton Davis. Ele foi o idealizador e fundador de instituições de grande importância no contexto da cidade de Fortaleza naquela época, como o Colégio Batista Santos Dumont e Hospital Batista Memorial.

Março de 1968

Em março de 1968, com a aposentadoria do pastor Davis, o pastor Ademar Paegle, assumiu o pastorado efetivo até 1976, quando aceitou o convite para ser o capelão do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil e pastor da Igreja Batista de Casa Amarela, no Recife. No dia 21 de dezembro de 1969, trinta minutos após um culto, o teto do santuário caiu. Não houve vítimas. A partir deste acidente, o templo foi ampliado e reformado, sendo inaugurado em 27 de junho de 1970. O estilo do templo original não foi modificado na fachada que é cópia duma Igreja construída em 1823, no estilo Renascença Grega. Após a saída do Pastor Ademar Paegle, o Pr. Olin Douglas Boles, assumiu o pastorado interino (1976 a 1977). Em 30 de Outubro de 1977 tomou posse como pastor efetivo, o Pr. Jezimiel Norberto da Silva, permanecendo no pastorado até julho de 1983, quando se aposentou. Este foi um período marcado pela abertura de novas frentes missionárias e aquisição de propriedades estratégicas, dentre elas, terrenos anexos ao templo. Com a saída do pastor Jezimiel, a Igreja foi liderada durante oito meses pelo seu vice-moderador, Dr. Hildebrando Almeida Guimarães. Durante o período em que esteve à frente da Igreja procurou empreender algumas reformas patrimoniais necessárias e urgentes.

1984

Em 1984 a Igreja convidou para o seu pastorado o secretário executivo da Junta de Missões Nacionais, Pastor Paulo Roberto da Silva Seabra. Ele tomou posse no pastorado efetivo em abril desse ano, juntamente com sua esposa Westh Ney Rodrigues Seabra, que foi eleita Ministra de Música. Pastor Paulo Seabra em 1989 foi eleito presidente da Convenção Batista Brasileira, tendo ocupado também, o cargo de presidente da Ordem dos Ministros Batistas do Brasil. A presença do casal à frente da Igreja colocou-a em posição de destaque no contexto denominacional do Brasil. Westh Ney Seabra desenvolveu um notável trabalho na área de música da Igreja, organizando a Escola de Música, Coros Graduados e Orquestra de Câmara. Ela também, prestou expressiva contribuição ao ministério da música sacra a nível nacional, sendo uma das participantes da equipe que trabalhou na confecção do “Hinário para o Culto Cristão.” Em nove anos de trabalho pastoral do Pr. Paulo Roberto Seabra, a Igreja experimentou extraordinário crescimento numérico ultrapassando 900 membros. Seu patrimônio foi também ampliado com a construção de dez salas para Escola Bíblica Dominical. O templo foi climatizado, sendo uma das primeiras igrejas batistas do Brasil a dispor de um sistema de ar condicionado.

Outubro de 1994

Pastor Marcos Vieira Monteiro assumiu o pastorado da Igreja em 15 de outubro de 1994. Pouco tempo depois sua esposa, a educadora cristã Doraci Cavallari Monteiro assumiu a coordenação do Ministério Infantil. No ano de 1996 foram construídas novas salas para o Departamento Infantil com instalações modernas e adaptadas às necessidades da Escola Bíblica Dominical e cultos para as crianças. Nossa igreja promoveu dois grandes congressos nos anos de 1996 e 1997. O primeiro, voltado para o público jovem, foi o Congresso “Desafio 96” que atingiu mais de 1300 inscritos. O segundo, direcionado para pessoas da Terceira Idade, foi o “Frutificar/97”. Ambos, muito bem sucedidos, contaram com um grande envolvimento de toda a igreja.

Agosto de 1996

Em agosto de 1996 assumiu a coordenação do Ministério de Música Eudimir Gomes de Lima. Seu trabalho tem se caracterizado pela contextualização das atividades musicais da igreja às tendências contemporâneas, além de apresentação de musicais e cantatas, muitas delas de sua autoria. Em 1998, a partir de um Seminário de Planejamento Estratégico com a liderança da igreja foi realizada a primeira sistematização da Missão, definida sua Visão, Crenças e Valores. Neste ano, também, foi implantada a Rede Ministerial, sob coordenação da professora Rosa Munguba Bezerra. Como uma líder visionária e dinâmica realizou um significativo trabalho na Gestão de Ministérios, coordenando os Seminários da Rede Ministerial e campanhas especiais como “Fortaleza: cidade que Deus Ama” e 40 Dias com Propósitos. Rosa trabalhou como voluntária durante muitos anos e durante 07 anos como contratada, até março de 2005. Com a implementação da Rede Ministerial novos ministérios foram surgindo e cresceu significativamente o número de voluntários servindo em alguma área da igreja. Em 1999, Pr. Hildebrando Guimarães de Cerqueira tomou posse como pastor adjunto, para atuar como “pastor dos jovens” e coordenar os grupos pequenos da igreja, que começaram a ser implantados nesse ano. O ministério do pastor Hildebrando trouxe uma nova dinâmica no trabalho com os jovens e assistência pastoral a eles. Eventos de qualidade voltados para o público jovem, aconselhamento específico e estudos bíblicos direcionados para este grupo, acampamentos e outras programações foram realizados com grande êxito e com a marca da criatividade de característica da juventude. Esteve à frente deste ministério até 2004 quando, com o apoio da igreja, iniciou uma nova frente missionária no bairro Luciano Cavalcante, que no ano seguinte foi organizada em igreja.

2000

No ano 2000 empreendemos uma grande reforma no templo visando ampliá-lo. Em agosto desse ano, por ocasião do 70 anos da igreja, foi realizado o primeiro culto no “novo santuário”. A reforma preservou a estrutura arquitetônica do edifício, adequando-o às necessidades atuais, com um palco mais amplo, novo sistema de iluminação, adequação da climatização, teto com design moderno, dentre outras alterações. No ano seguinte foram construídas mais salas para administração, gabinetes pastorais e ministeriais. Em 2001 foi estruturado o “Ministério Primícias”, uma proposta inovadora para a educação cristã de crianças de 04 a 12 anos. Neste mesmo ano a igreja participou da fundação do Lar Davis, uma instituição que abriga crianças carentes, situada no município de Aquiraz. Em fevereiro de 2002, foi iniciado mais um culto dominical no período da tarde. Na época foi denominado “Celebração Jovem”, com uma liturgia e temática voltada às necessidades dos adolescentes e jovens. Em 2002 ocorreram eventos de grande importância: formação da CIBUC – Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará, com a participação de nossa igreja (maio) e o lançamento do Projeto “Só Jesus Salva Vidas”, que mobilizou a igreja para a obra missionária no Ceará através de viagens evangelísticas no interior do Estado (agosto). No ano seguinte foram adquiridas poltronas para o santuário e construída e equipada a quadra de esportes no pátio da igreja.

2004

Em 2004 a igreja realizou com grande êxito a Campanha “40 Dias com Propósitos”, que trouxe um grande impacto. No ano seguinte foram organizadas duas igrejas filhas: “Candeias” e “Elohim”, sob liderança dos pastores Hildebrando Guimarães de Cerqueira e Roraima Braid. Em 2005 a igreja recebeu dois pastores auxiliares. Pastor Carlos Lins para trabalhar com adolescentes e jovens e Pr. José Nazareno Cerqueira para os ministérios de visitação e assistência às Congregações. Pr. Nazareno serviu à igreja até dezembro de 2008. Também em 2005 a igreja enviou para o campo missionário o jovem Diogo Tenório Militão. Ele foi o primeiro jovem de nossa igreja a participar de uma equipe do projeto da Junta de Missões Mundiais denominado “Radical África”. Até dezembro de 2008 serviu como missionário no Senegal. Celebrando 75 anos de existência da igreja, em agosto de 2005, realizamos no Centro de Convenções o Congresso “O Desafio de Ser Família”, que causou um grande impacto para a comunidade evangélica de Fortaleza. Este evento contou com a participação de aproximadamente 1500 inscritos, foram ministradas 20 oficinas com preletores de diversos lugares do Brasil, além de cantores e bandas de projeção nacional. Em 2007 a igreja contratou a educadora religiosa Doraci A. Cavallari Monteiro para dedicar tempo integral ao Ministério Primícias, passando a fazer parte de nossa equipe ministerial. Em junho de 2007 Edmea Frota assumiu a liderança da Associação Beneficente Parque do Cocó, com o falecimento inesperado da líder deste ministério, Neide Ferreira.

2008

Em 2008 realizamos a primeira edição de “Casa do Julgamento”, um teatro interativo com mais de 70 atores que mobilizou cerca de 250 voluntários e apresentou resultados muito significativos, alcançando aproximadamente 2500 pessoas. Este grande evento foi coordenado por Jô Cestari. No início de 2009 a igreja contratou a Tarciana Falcão para trabalhar como administradora da Igreja, buscando o aperfeiçoamento nesta importante área. Neste mesmo ano convidamos Jô Cestari para coordenar o Ministério de Teatro e um programa de treinamento de liderança da igreja em parceria com o Instituto Haggai. Ela atuou nestas duas áreas até julho de 2010. Em março de 2009, Diogo Militão retornou da África e assumiu a liderança do ministério com  adolescentes da Igreja que passou a ser denominado como “Tribo Taw”. Pr. Carlos Lins continuou trabalhando mais especificamente com os jovens e na área de assistência aos novos decididos até o final deste ano. A segunda edição de Casa do Julgamento foi realizada em agosto de 2009 tendo também excelentes resultados: público de mais de 3000 pessoas, 12 dias de apresentação e aproximadamente 450 manifestações por Cristo. No ano seguinte foi realizada a terceira edição de Casa do Julgamento na cidade de Cascavel. Pr. Nahun Maia, que tinha sido enviado pela igreja ao Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil em 2008, foi ordenado em janeiro de 2012 ao ministério pastoral, com a responsabilidade de supervisionar os ministérios voltados para adolescentes e dos jovens e coordenar os pequenos grupos da igreja.

Julho de 2011

Em julho de 2011 Diogo Militão passou a liderar o ministério com os jovens da Igreja e atuou nesta área até julho de 2014, quando transferiu-se para Vila Velha (ES) para um período de serviço e treinamento com a Missão MAIS. Nesse ano casou com Débora Munguba e o casal foi enviado como missionários de nossa igreja para um país da Ásia Central, em fevereiro de 2015, em parceria com a agência missionária MAIS. O ministério do Diogo com nossos adolescentes e jovens da igreja teve como marca principal a conscientização da importância do trabalho social, missões e o apoio à igreja perseguida. Destacam-se neste período a mobilização de grupos de jovens para viagens missionárias ao Haiti, ministério social da Cristolândia em Recife e comunidades ribeirinhas no Amazonas. Além disso, Diogo iniciou um trabalho social e evangelístico com um grupo de jovens da igreja na comunidade do “Campo do América”, próxima ao nosso templo. Este trabalho deu origem a um novo ministério da igreja na área social, oficializado em março de 2015, denominado “Vida no Campo”. Em fevereiro de 2013, Pr. Victor Soares foi empossado como pastor adjunto para atuar no pastoreio e liderança dos adolescentes.

Junho de 2015

Em junho de 2015, Pr. Leo Cristovão completou a nossa atual equipe pastoral assumindo a liderança do ministério com jovens (AMP – Ampliar, Multiplicar, Propagar). Uma das ênfases da Primeira Igreja Batista de Fortaleza nos últimos anos tem sido sua estruturação para atender as necessidades específicas de todas as faixas etárias. Atualmente temos ministros de tempo integral trabalhando com as crianças, adolescentes e jovens. Além dos ministérios Primícias (Crianças e Juniores), TriboTaw (Adolescentes) e AMP (Jovens) temos também ministérios Singles (adultos solteiros, divorciados e viúvos), da Família (casais e família) e Tempo Vale Ouro (Terceira Idade).  Além destes ministérios nossa Escola Bíblica Dominical oferece classes para todas as faixas etárias, com excelentes e dedicados professores. O slogan –  “Primeira Igreja Batista de Fortaleza: uma Família para você e sua família” – identifica uma das principais características de nossa comunidade de fé. Outro foco da igreja é o trabalho missionário. Participante da Convenção Batista Brasileira (CBB) e da Convenção das Igrejas Batistas Unidas do Ceará (CIBUC), ao longo dos anos nossa igreja tem participado da obra missionária em todos os níveis: missões estaduais, nacionais e mundiais, realizando 3 campanhas missionárias anualmente, mobilizando para intercessão e apoio através dos Planos de Adoção Missionária das Juntas de Missões Nacionais e Mundiais da CBB. Um dos nossos focos prioritários tem sido a obra missionária no Ceará. Ao longo dos 85 anos de existência organizamos muitas igrejas. Atualmente temos frentes missionárias em 05 cidades no interior, além de apoio a pequenas igrejas no sustento de seus obreiros e apoio à obra missionária desenvolvida pela CIBUC. Temos vários líderes de nossa igreja que voluntariamente servem na diretoria e outras funções em nossa Convenção Estadual.

Agosto de 2015

A Primeira Igreja Batista de Fortaleza chega aos seus 85 anos em agosto de 2015 com grandes desafios para os próximos anos:  construção de um novo templo, uma conscientização ainda maior de sua missão e implementação da nova visão ministerial:  “Uma comunidade de cristãos autênticos, acolhedores, íntegros, competentes, que amam a Deus e ao próximo, se importam com a salvação das pessoas e bem estar da sociedade, oram  e servem com alegria, esperando a plenitude do Reino de Deus.”