Palavra Pastoral – DEUS QUER FALAR CONOSCO

Deus quer falar comigo e com você. Não tenho dúvidas disso quando leio a Bíblia. Encontro nas páginas das Escrituras um Deus que está procurando falar conosco. Encontro o Deus que deseja conversar, revelar-se a nós e orientar-nos como um pai amoroso.

Escuto Deus me dizendo: “Meu filho, busque a minha sabedoria. Procure conhecer os meus planos para implantação do meu Reino na terra. Olhe para a vida daquele que lhe enviei como modelo e imite-o. Fixe o seu olhar na cruz. Submeta-se à minha vontade. Celebre a ressurreição! Confie em mim. Lembre-se de tudo o que fiz e tenho feito por você. Guarde no seu coração as minhas promessas.”

Percebo Deus procurando falar conosco quando olho a natureza com toda a sua exuberância. Ao viajar pelo sertão e vê-lo colorido de verde, resultado das chuvas abundantes que tem regado nossa terra. Ao contemplar o azul e o verde do mar no Ceará. Ao sentir a brisa da praia. Ao apreciar um lindo entardecer, com o sol se pondo no horizonte, depois de muitos dias chuvosos. Ouço, através da natureza, Deus me dizendo: “Sou poderoso, cuido de você, glorifique o meu nome”.

Deus quer falar conosco e o faz através de mensagens transmitidas por pregadores em um culto, de aulas na Escola Bíblica, de livros que explicitam as verdades contidas na Bíblia Sagrada.

Deus quer falar conosco e o faz através de bons conselhos que recebemos de nossos irmãos em Cristo, líderes espirituais e familiares. Por meio deles recebemos palavras de advertência e desafiadoras na direção da vontade dEle para nossas vidas.

Deus quer falar conosco e o faz quando o Espírito Santo sussurra ao nosso coração que aquela decisão que estamos tomando não é coerente com os valores cristãos e a fé que professamos. Seu Espírito comunica conosco nos incentivando a prosseguir quando estamos trilhando o caminho correto.

Deus quer falar conosco e o faz quando abre ou fecha portas, quando permite que enfrentemos dificuldades que podem revelar o quanto precisamos de sua orientação e cuidado.

Deus quer falar conosco e o faz constantemente pelos mais diferentes meios.

Deus quer falar conosco; não tenho dúvidas, mas queremos mesmo ouvir a sua voz? Esperamos que Ele dê a pauta da conversa ou queremos apenas extravasar nossas necessidades, ansiedades, medos e dúvidas?

Deus quer falar conosco. Como reagimos? Apenas escutamos o que Ele está tentando nos falar, sem que haja de fato, em nosso coração a predisposição para entender e acatar as suas orientações?

Muitas vezes nos encontramos confusos, solitários, sem saber que caminho seguir, porque ao longo de muito tempo não paramos para ouvir a voz de Deus. Ignoramos suas advertências. Desprezamos seus convites para um diálogo. Sufocamos a sua voz ouvindo outras vozes. Nos acomodamos com suas bênçãos ou nos afundamos em nossas derrotas. Agora, queremos que resolva nossos problemas imediatamente. Em sua misericórdia Ele não fecha os seus ouvidos. Mas, antes de nos atender Ele pede que o escutemos. Ele nos fala: “Meu filho, reconheça o que aconteceu”. Nós O deixamos falando sozinho por tanto tempo. Para voltarmos a ouvir a sua voz com mais clareza é necessário admitir que erramos, perceber onde estamos e nos arrependermos. (Salmo 66:18-20)

O que Deus quer falar conosco pode ser que não seja o que gostaríamos de ouvir. O que Ele quer falar conosco certamente é o que precisamos ouvir.

Deus quer falar conosco e nem sempre percebemos. Outras vezes reconhecemos que Ele falou conosco, mas nos recusamos a fazer o que Ele está nos ordenando. Há situações em que reconhecemos que Ele falou e até prometemos obedecê-lo, mas não cumprimos as nossas promessas.

Que a nossa oração seja como a de Samuel. Reconhecendo aquela voz como a voz de Deus, que respondamos como aquela criança: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.” Que ouçamos, compreendamos e obedeçamos. (I Samuel 3:8-10).

Marcos Vieira Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *