Palavra Pastoral – VIVER UM DIA DE CADA VEZ

Viver um dia de cada vez é viver intensamente o presente quando somos agraciados com momentos e dias felizes.

Viver um dia de cada vez é saber que Deus nos concede a graça que precisamos diariamente nos momentos e dias dolorosos e difíceis.

Viver um dia de cada vez é viver o presente mesmo quando recebemos notícias ruins que podem afetar o nosso futuro e daqueles a quem amamos.

Viver um dia de cada vez é se prevenir para o futuro sem se deixar dominar pela ansiedade.

Viver um dia de cada vez é saber que o Deus que está cuidando de cada um de nós hoje é o mesmo que cuidará amanhã.

Viver um dia de cada vez não é enfiar a cabeça no chão como um avestruz negando as ameaças que o futuro pode nos trazer.

Viver um dia de cada vez é reconhecer que o Deus que nos concedeu força e graça até aqui permanecerá nos fortalecendo no “dia mal”, seja hoje ou amanhã.

Viver um dia de cada vez é não acreditar cegamente em todos os prognósticos negativos, pois nem todos eles se efetivam.

Viver um dia de cada vez é saber que não há um mal ou dor que dure para sempre.

Viver um dia de cada vez é não tentar fazer tudo que precisa ser feito em um só dia.

Viver um dia de cada vez é procurar identificar o que deve ser realizado neste dia porque o postergado pode ser mais caro e doloroso.

Viver um dia de cada vez é cultivar a gratidão pelo aprendizado alcançado ao longo dos anos já vividos e procurar aplicá-lo hoje.

Viver um dia de cada vez é pedir diariamente a Deus: “Concede-me a graça que necessito hoje para enfrentar os desafios deste dia”.

Viver um dia de cada vez é viver na expectativa do agir de Deus nas “pequenas coisas” do cotidiano.

Viver um dia de cada vez é, mesmo seguindo uma certa rotina diária, acordar e perceber que aquele novo dia é absolutamente singular.

Viver um dia de cada vez é ao reclinar a cabeça no final do dia ter a consciência que Deus lhe concedeu o precioso dom da vida neste mundo por mais 24 horas e dizer: “Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor”

Viver um dia de cada vez é ter consciência que grandes transformações geralmente não acontecem em 24 horas, mas que são fruto de situações perceptíveis ou não que foram se formando ao longo de meses ou até mesmo anos.

Viver um dia de cada vez é reconhecer que muito do que temos hoje de alegrias e tristezas está relacionado com o que fizemos no passado e que não temos o controle total do momento presente.

Viver um dia de cada vez é estar ciente que não somos responsáveis por tudo que nos acontece, mas pela maneira como reagimos ao que nos acontece.

Viver um dia de cada vez é cuidar da saúde hoje, orar hoje, agir hoje, manifestar carinho aos que amamos hoje, servir a alguém hoje e descansar hoje, sem ficar se culpando pelos erros do passado ou adiando para amanhã o que é “dever de casa” para hoje.

Viver um dia de cada vez nem sempre é fácil, mas não é impossível, principalmente, se cada dia for vivido buscando a comunhão com Deus.

Viver um dia de cada vez é o que nos ensina o Mestre Jesus.

Marcos Vieira Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *