Palavra Pastoral – UMA BOA NOITE DE SONO

Como faz bem uma boa noite de sono!

Uma das maiores dádivas de Deus que nos concedeu é a capacidade de recuperarmos as energias simplesmente dormindo. Através do sono fortalecemos o nosso sistema imunológico, endocrinológico e neurológico. Dormir é tão fundamental para a saúde quanto o ar, a água e o alimento.

Quando criança eu me deitava muito cedo. O rádio começava a tocar a música clássica de abertura da “Voz do Brasil” (às 19hs!) e nesta hora eu devia começar a me preparar para ir para cama. Eu detestava este sinal. Além disso era “obrigado” a dormir depois do almoço e também não gostava disso. Muitos anos mais tarde comecei a apreciar esta prática e sempre que possível descanso um pouco após a refeição do meio-dia. Não precisa ser muito tempo, mas para mim faz toda diferença.

Apesar de ter alguns problemas relacionados ao sono, graças a Deus não sofro com a insônia. Ao longo de toda vida passei pouquíssimas noites em claro. Mesmo em situações de tensão ou com problemas, consigo conciliar o sono rapidamente. Infelizmente nem sempre durmo tantas horas quando gostaria. Com frequência fico trabalhando até tarde da noite e acordo cedo.

Minha mãe ensinava que não é possível compensar adequadamente as horas de sono perdidas em uma noite e que sono noturno era essencial. Sabedoria maternal cada vez mais reconhecida por mim.

Sei que algumas pessoas se sentem mais produtivas trabalhando de madrugada e dormindo de dia. Nem todos tem necessidade de 8 horas de sono por noite. Mas dizem os especialistas que menos de 5 horas de sono em um período de 24 horas não é recomendável.

Nestes dias de pós cirurgia o nosso netinho Pedro sofreu muito. Ele simplesmente não conseguia dormir por mais de 20 ou 30 minutos nas primeiras noites. Ficava exausto, nervoso e chorava muito, extremamente cansado. Tempo dificílimo para ele e para nós. Ficamos penalizados. Oramos e contamos com as orações de muitos irmãos. Nestas duas últimas noites ele dormiu melhor.

Dormir bem tem se tornado um artigo de luxo para muita gente. Estudos recentes da Universidade Estadual do Arizona indicam que o padrão de sono de um grupo de 991 voluntários de 79 países foi muito alterado durante a pandemia. Mais de 50% dos entrevistados relataram problemas de insônia. Nos aconselhamentos pastorais tenho recebido crescentes relatos de pessoas que não estão conseguindo dormir a noite, que dormem, mas levantam cansadas ou acordam no meio da noite com pesadelos.

Entre os especialistas no estudo do sono fala-se hoje em dia na “coronasomnia”, ou seja, uma pandemia de problemas de sono relacionados ao coronavírus.

O uso de medicamentos para dormir tem crescido muito no Brasil e no mundo. O problema se agrava com a automedicação. Além disso existe o risco de uma dependência de medicamentos para conseguir conciliar o sono.

A Associação Brasileira do Sono apresenta sugestões úteis para uma boa noite de sono:
1.Mantenha os mesmos horários de dormir e acordar. 2. Deixe cortinas e janelas abertas. O cérebro precisa entender quando é dia e quando é noite. 3. A noite, apague as luzes brancas. 4. Ao se deitar, evite ficar exposto a luz dos aparelhos eletrônicos.

A esta lista acrescento minhas dicas pessoais:
1.Verifique no seu organismo o efeito de uma alimentação com “comidas pesadas” à noite. 2. Antes de deitar tenha um período de oração agradecendo as bênçãos de Deus e deixando os seus problemas nas mãos dEle. 3. Se não conseguir dormir logo, pegue um livro que você goste e leia. 4.Se ainda ficar acordado, lembre-se de amigos que estão precisando de sua oração e ore por eles. 5. Se a insônia for constante, busca ajuda médica.

Minha oração por você hoje é para que seja sua a experiência do salmista.
“Em paz me deito e logo pego no sono porque só Tu, Senhor, me fazes repousar seguro.” (Salmo 4:8)

Marcos Vieira Monteiro

Ps. Obrigado a todos que intercederam por nosso netinho. Ele está se recuperando aos poucos. Orem agora para que se alimente melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *