Palavra Pastoral – NÃO DESPERDICE NADA

Detesto desperdício. Quando sobra um pouquinho de comida procuro guardar. Fico muito chateado quando algo se estraga na geladeira porque nos distraímos. Felizmente isso raramente acontece. Quando “prego” aqui em casa essa “doutrina”, relembro que Jesus, depois da multiplicação dos pães e peixes, mandou que fosse recolhido e guardado o que sobrou.

O que eu tenho, geralmente uso por muito tempo. Gosto de produtos que tenham longa vida útil. Tenho dificuldade de descartar as coisas no lixo quando ainda podem ser úteis.

Admiro muitíssimo a indústria de reciclagem. Faço coleta de lixo seletivo porque sei que reciclar é fundamental para não haver desperdício e poluição.

Quando um eletrônico se estraga a minha primeira pergunta é: tem conserto?

Procuro aplicar a cultura do não desperdício também, a outras áreas de minha vida. Quero aproveitar diariamente o máximo do meu tempo e potencial. Por isso, oro a Deus pedindo sabedoria.

Creio ser muito importante estar atento às janelas de oportunidades que se abrem e se fecham rapidamente diante de mim. Quais delas tenho aproveitado e quais tenho desperdiçado?

Neste tempo em que caminhamos para o fim da pandemia no Brasil, que oportunidades de crescimento deixamos passar e quais experiências contribuíram para o nosso aprimoramento emocional?

Em sua igreja certamente existem muitas oportunidades para o seu desenvolvimento espiritual, ampliação do seu conhecimento bíblico e serviço no reino de Deus. Como você tem aproveitado cada uma delas?

Em 2019, em nossa igreja, investimos uma quantidade significativa de recursos na reforma e construção de salas para a Escola Bíblica e atividades ministeriais. Ainda não recuperamos o uso pleno de todo este espaço. Esta ação depende não somente de nossas decisões como líderes, mas, do envolvimento de cada membro. Não podemos desperdiçar este espaço tão bonito, aconchegante e adequado aos propósitos para os quais foi construído.

Você, que deseja estudar mais a Bíblia, tem usado o espaço físico e valorizado o ensino dos professores da Escola Bíblica de sua igreja, ou os tem desperdiçado?

Aqui no Brasil temos a liberdade de culto. Não entendo como um cristão pode desperdiçar a oportunidade de cultuar a Deus, na companhia de seus irmãos, no templo. Hoje, há muitos lugares no mundo em que nossos irmãos na fé anseiam por este privilégio.

Não podendo mesmo ir ao culto de sua igreja, você aproveita a disponibilidade da transmissão ao vivo on line, que chega gratuitamente em seu celular, computador ou TV e participa do culto, da melhor maneira possível, no momento em que está sendo realizado? Você aproveita a oportunidade de compartilhar com seus parentes e amigos a bênção que é o culto em sua igreja e encaminha a eles o link da transmissão? Na China, a partir desta semana, isso se tornou proibido.

Ao receber uma mensagem que o abençoou ou poderá abençoá-lo, pelo whatsapp, seja em forma de texto, áudio, vídeo ou link para uma live, ou celebração religiosa, o que você faz? Aproveita a chance de compartilhar com outros o que foi bom para você, ou desperdiça esta oportunidade.

Você, que tem pais, cônjuge, irmãos, filhos, seus familiares perto de si, e pode agora abraçá-los, beijá-los, elogiá-los, servi-los, orar juntos… Você tem aproveitado ou desperdiçado estas chances de demonstrar seu amor por eles diariamente?

Tantos ao nosso redor estão precisando apenas de uma palavra amiga, um “bom dia” acompanhado de um sorriso, uma oração, um telefonema… Estamos sendo diligentes e utilizando bem cada possibilidade de abençoar o outro com gestos e ações que custam tão pouco?

Podemos também, através de nossas igrejas e por outros meios, ajudar pessoas que estão sofrendo bem próximo ou longe de nós. Quantas oportunidades de contribuir financeiramente para minimizar a dor dos que perderam seu sustento e bens pela pandemia, por uma enchente ou por uma guerra estúpida!

Não desperdice suas lágrimas e sua dor. Não desperdice as oportunidades de rir e de sorrir. Não desperdice os dons e recursos materiais que Deus lhe tem concedido. Não desperdice seu tempo. Não desperdice o privilégio de ajudar o seu próximo. Não desperdice nada. A vida é muito valiosa para ser desperdiçada.

Marcos Vieira Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *