Palavra pastoral – CUIDE-SE

Você certamente está recebendo centenas de mensagens pela internet nesses dias. Aposto que 99 por cento delas sobre o coronavírus, piadas algumas muito boas. Conselho de médicos reflexões filosóficas e teológicas. Depoimento de gente que esteve ou está na Itália. Previsões assustadoras. Mensagem diária daquele seu guru que você segue na internet. Fake News, denúncia de Fake News, vídeos de gente tentando provar que o fim do mundo está chegando. Bem diz que a crise chegou, de fato, perto que cada um de nós alterando completamente a nossa rotina percebi que não poderia me omitir.

Não tem a pretensão de trazer um conteúdo completamente honesto. Meu objetivo é levar a você uma palavra pastoral para o rebanho que admitem concedido o privilégio de pastorear para amigos de Fortaleza cidade onde eu moro e tantos outros que me conhecem e que gostariam de ouvir mais uma voz no meio de tantas outras. A palavra pastoral de hoje pode ser resumida numa única expressão “CUIDE-SE”. Cuide de sua saúde física emocional e espiritual.

Lembre se daquela instrução quando você inicia uma viagem de avião, “em caso de despressurização da cabine coloque a máscara primeiro em você e depois na pessoa que está ao seu lado”, é isso aí se você não se cuida e fique firme debilitado emocionalmente ou sem forças espirituais. Você vai perdendo a capacidade de ajudar os outros. Precisamos compreender que somos todos vulneráveis e limitados se a nossa reserva é o combustível do interior se esgota a gente simplesmente para. Portanto cuide-se para que você possa cuidar dos outros. É tempo de cuidado redobrado com a sua saúde física. Todas aquelas recomendações de higiene que me lembram muito o que minha mãe me cobrava quando era criança e eu sempre achei o cúmulo do exagero. Lembre se não são regras para a vida toda, mas agora são necessárias.

Sabe essas regras sobre o afastamento das outras pessoas. Como é difícil não é mesmo. Para mim é complicado não poder cumprimentar segurando nas mãos com um abraço um beijo. Eu gosto de tocar as pessoas. Todo domingo fico na porta da igreja depois do curso cumprimentando os irmãos de amigos porque eu gosto disso. Se não fosse pastor eu acho até que serviria no Ministério da Integração da Igreja porque realmente gosta do contato pessoal. Mas agora todos nós precisamos cuidar de nossa saúde dos outros. Isso significa afastar se fisicamente correndo por aí para não ficar isolado. Cuide de suas emoções. Avalie o quanto as notícias contínuas sobre o coronavírus tem afetado você. Nem todos têm a mesma capacidade de ouvir esse tipo de notícia. A maioria delas o disse o tempo todo. Quando percebi que este excesso de notícias está afetando simplesmente desligue. é melhor ser um pouco alienado do que é viver ansioso com a sua saúde física procurando alimentar se bem. Se você for infectado é muito importante que a doença não o encontrei debilitado alimente se de forma saudável tem que fazer o pedido difícil o físico mesmo em casa. Separe um tempo para dormir e descansar. O desgaste emocional desses dias pode ser muito grande e talvez você precise dormir um pouco mais vá para uma cama para rede e descanse especialmente se canse nos braços do Senhor. Que Deus o proteja e abençoe.

Marcos Vieira Monteiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *