Palavra Pastoral – SURPRESAS DE DEUS

Quando estamos sob uma grande tribulação podemos pensar que Deus está surdo ou inativo. Mas, Ele está trabalhando. Trabalhando no coração das pessoas de uma forma sobrenatural. Trabalhando de modo surpreendente. Trabalhando no meio do caos de uma pandemia.

Ontem, em um atendimento pastoral, recebi em “primeira mão” um relato que me deixou muito sensibilizado e grato ao Senhor.

Irmã Cristina Zaranza compartilhou comigo que sua tia Adelide Mendes Rocha estava sendo evangelizada há muitos anos. Ela, porém, não demonstrava interesse na mensagem do Evangelho. Arraigada às suas tradições religiosas, nem mesmo aceitava um convite para participar de um culto. Os anos foram passando e ela foi enfrentando grandes lutas e situações de risco e vencendo. Superou um câncer, um AVC e até mesmo um atropelamento. Morando com a família Zaranza começou a participar dos cultos domésticos diários e a acompanhar os nossos cultos online, desde os primeiros dias da pandemia. O que ela gostava mesmo era da programação infantil transmitida na sequência dos cultos dominicais. Adelide “fazia questão” de assistir todos os domingos o culto on-line do Primícias. Assim, ouvindo as histórias de “tia Dora”, foi entendendo com mais clareza a mensagem da Bíblia. Sua experiência confirmou outros relatos que recebemos de idosos que, como as crianças, compreendem melhor as verdades bíblicas, apresentadas na linguagem infantil. O fato é que Deus foi agindo no coração de Adelide e neste ano, aos 83 anos de idade, ela confessou em sua casa, para alegria de todos, ter recebido Jesus como seu Salvador. Poucas semanas depois contraiu covid e faleceu. Partiu para a eternidade salva pela graça de Deus.

Várias oportunidades ela teve ao longo de tantos anos de conhecer o “plano de salvação”. A semente do Evangelho, semeada durante anos, germinou somente nos seus últimos dias. Deus é mesmo surpreendente! Usou histórias e mensagens bíblicas apresentadas com simplicidade, porém, com profundidade, para salvar mais uma vida preciosa.

Deus honra o trabalho dedicado de voluntários que passam horas editando os vídeos que serão apresentados nos canais de comunicação da igreja. Deus abençoa o trabalho dos que permanecem servindo depois que cada culto se encerra, transmitindo a programação do Primícias. Deus usa a tecnologia para alcançar os seus propósitos redentores.

No passado saíamos pelas ruas distribuindo folhetos na expectativa do agir de Deus nos corações de pessoas ao lerem o seu conteúdo. Hoje podemos, a um custo zero, compartilhar links dos cultos, convidar as crianças e idosos que estão em nossas casas, reunir a família para juntos ouvir a Palavra de Deus disponível pela internet. Será que é tão difícil fazer isso e igualmente esperar pelas surpresas de Deus?

Quando fazemos a nossa parte não sabemos previamente o que acontecerá, mas, com certeza, abrimos caminho para ações surpreendentes de Deus. Portanto, persistamos orando, convidando, compartilhando links dos cultos on-line (quartas, sábados, domingos, os do Primícias…). Permaneçamos firmes, orando, esperando e crendo no agir surpreendente de Deus!

Marcos Vieira Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *