Palavra Pastoral – SOLIDARIEDADE CRISTÃ

Solidariedade começa com um sentimento de identificação com a necessidade ou sofrimento de uma outra pessoa. Mas não pára nesse sentimento. A solidariedade verdadeira gera sempre uma ação a favor daquele que está precisando de ajuda.

A solidariedade pode ter um alcance mais amplo ou mais limitado. Um dos primeiros espaços onde a solidariedade se manifesta é na família. Nas famílias onde existe amor, naturalmente ela aparece em pequenos ou grandes gestos. Nestes dias de distanciamento social a solidariedade pode se manifestar na participação de todos nas tarefas domésticas, empréstimos ou doações para quem está com dificuldades financeiras, ajuda para cuidar de crianças pequenas, no acompanhamento das tarefas escolares dos filhos, dentre outras ações.

Existe também a solidariedade mais ampla, exercida por aqueles que se importam com o sofrimento de pessoas que nem conhecem pessoalmente. Essa solidariedade se revela, por exemplo, quando contribuímos para um projeto que apadrinha crianças carentes na África ou que vivem em um campo de refugiados no Líbano.

Um ambiente onde espera-se que a solidariedade se manifeste é na igreja. Assim como um pai se alegra quando vê entre seus filhos gestos de solidariedade, nosso Pai Celestial experimenta semelhante alegria quando exercitamos a solidariedade com nossos irmãos em Cristo.

Temos vivenciado dias de solidariedade cristã. Ofertas para compra de cestas básicas, gás de cozinha e produtos de higiene e limpeza. Confecção e distribuição de máscaras. Doações de comidas deliciosas para famílias de irmãos enfermos, ou mesmo “mimos” feitos por irmãos queridos, empréstimo de aparelhos médicos como oximetro, indicação de locais onde remédios podem ser adquiridos, profissionais de saúde dando gratuitamente orientação médica para pessoas com sintomas da covid19…

Esta solidariedade cristã tem sido vivenciada principalmente pelos membros e congregados de nossa igreja que participam ativamente de um pequeno grupo (PG). Vários são os relatos que tenho recebido de pessoas ajudadas de forma especial em suas necessidades pelos membros de seu PG.

Nosso slogan e o sonho que buscamos concretizar: “Primeira Igreja Batista de Fortaleza: uma família para você e sua família” tem se tornado realidade para um número crescente de irmãos que pertencem à nossa comunidade de fé.

Estes dias têm sido de intenso sofrimento para algumas famílias de nossa igreja. Muitos irmãos enlutados. Mas percebo que a solidariedade manifestada por meio de dezenas ou até mesmo centenas de orações tem trazido dos céus o consolo para os seus corações.

Somos todos convidados à solidariedade cristã. Como exercê-la? Vinculando-se a um PG, telefonando para os que se encontram em maior vulnerabilidade física e emocional e orando com eles, enviando mensagens de esperança e consolo pelo WhatsApp, adquirindo produtos de irmãos de nossa igreja que podem ser entregues em casa, compartilhando informações relevantes que ajudam no tratamento de doenças, apresentando sugestões a partir de sua experiência profissional  que ajudem na superação da crise econômica, ajudando a financiar cursos on line relevantes para qualificação de irmãos desempregados ou profissionais autônomos, compartilhando conhecimento útil na área psicológica e espiritual, ajudando pessoas dos grupos de risco a fazerem compras, orientando idosos na área tecnológica para que tenham acesso a reuniões virtuais em família ou do seu PG, escrevendo textos ou gravando aúdios com mensagens bíblicas contextualizadas que trazem alento aos desanimados.

Muitas destas ações já têm sido realizadas por membros de nossa igreja. Mas podemos ampliá-las.

Por meio da sua solidariedade o Pai Celestial supre as necessidades de nossos irmãos. Deus pode contar com você?

*No instagram de @pibfortaleza você encontra uma relação de profissionais da nossa comunidade de fé que estão oferecendo seus serviços e produtos. Confira e os prestigie.
No site você tem o número de nossas contas bancárias. Se deseja ajudar na compra de máscaras que estão sendo distribuídas em nossos projetos sociais é só efetuar o depósito em uma das contas da igreja e acrescentar R$ 0,01.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *