Palavra Pastoral 381 A QUEM HONRA, HONRA

A todos os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais da área de saúde, que têm cuidado de nós nestes tempos de tanta dor, nossa gratidão e honra.

Admiramos e honramos vocês, por sua resiliência. Vocês trabalharam tantas vezes sob fortes pressões externas e iniciaram sua jornada com muitas dúvidas, lutando contra um inimigo desconhecido e traiçoeiro.

Admiramos e honramos vocês, por sua coragem. Vocês correram riscos e certamente sentiram medo. Ser corajoso não é não ter medo, mas, não se deixar dominar por ele.

Admiramos e honramos vocês, pela dedicação à missão que receberam. Vocês renunciaram a sua convivência familiar por um tempo, lutando pela vida de seus pacientes.

Admiramos e honramos vocês, pelos sacrifícios que realizaram ao longo destes últimos meses. Vocês passaram noites em claro, não comemoraram as datas especiais com seus familiares e amigos e abriram mão de merecidas pausas para o descanso.

Admiramos e honramos vocês, porque não desistiram de lutar até o fim para salvar vidas. Enfrentando derrotas e celebrando vitórias vocês perseveraram.

Admiramos e honramos vocês, não apenas pelo êxito no tratamento de milhares de pessoas, mas por sua dedicação até o último momento daqueles que partiram, cuidando deles com amor.

Admiramos e honramos vocês, por sua compaixão. Vocês ouviram confissões, contemplaram rostos de pacientes e familiares aflitos, e escolhendo bem as palavras, procuraram levar uma mensagem de esperança e conforto.

Admiramos e honramos vocês, porque sabemos que se esforçaram ao máximo, foram criativos e sensíveis ao sofrimento do próximo. Assim, corações enlutados encontraram consolo e abatidos, forças para lutar e vencer a doença.

Admiramos e honramos também, àqueles que perderam a sua própria vida no exercício de sua vocação, nos postos de saúde, nos hospitais, nas clínicas, nos consultórios, nos laboratórios… Que o consolo divino seja real para suas famílias.

Admiramos e honramos todos vocês, por estas e muitas outras razões.

Nosso Deus, que merece toda nossa honra, nos ensina em sua Palavra: “… a quem honra, honra” (Romanos 13:7). Hoje, com alegria, cumprimos este mandamento.

Desejamos para cada um de vocês, dias e noites tranquilas, que a paz de Cristo seja real, que o consolo de Deus invada seus corações nas horas mais dolorosas e a felicidade os acompanhe ao longo de sua jornada.

Marcos Vieira Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *